Ufg logo
Modernização do Museu Casa Cora Coralina

UFG é parceira na modernização do Museu Casa Cora Coralina

UFG na vida de Cora

A Universidade Federal de Goiás (UFG) sempre esteve presente na trajetória na vida e obra de Cora Coralina. Desde 1983, a poetisa é doutora honoris causa pela UFG (Resolução Consuni n. 001/1982). A universidade também editou os primeiros livros de Cora, entre eles a segunda edição do livro “Poemas dos Becos”. O neto de Cora, Paulo Sérgio Sales, agradeceu a UFG pelo reconhecimento.

O dia 10 de abril de 2016 marcou os 30 anos de falecimento da poetisa e doceira Cora Coralina. O dia 22 de março deste ano completou os 60 anos do retorno de Cora de São Paulo para morar definitivamente em Goiás. Para marcar a memória, celebrar a volta a cidade e relembrar o alcance de sua poesia, o Museu Casa de Cora Coralina, reabriu suas portas neste sábado, 23/04, tendo como um dos parceiros na modernização do Museu o Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media Lab) da UFG. Na última sexta, dia 22/04, a exposição “Cora Coralina: no coração do Brasil” marca um novo momento na concepção do museu, reinaugurado com a presença da comunidade e autoridades locais, além de familiares da poeta e doceira Cora Coralina, cognome de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), a “Aninha” da Casa Velha da Ponte.

A reformulação do Museu é fruto do Edital 2015-2016 da Caixa Econômica Federal, o único aprovado na Região Centro-Oeste e um dos quatro aprovados em todo o país. Para Marlene Velasco, diretora do Museu, a poesia de Cora transpõe gerações e sua “presença” é inegável no espaço da Casa, acreditando que ela quem dá forças e orienta na administração. “O turista pode vivenciar e imergir nessa poesia. Agora o museu é vivo”, comemorou a diretora que ainda agradeceu a parceira também da Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás. Quando questionada se conheceu Cora, a diretora respondeu: “Cora é especial na minha vida. Nasci nesta rua e desde criança frequento essa casa. Ela quem me conduziu na literatura e me preparou para continuar a missão nesta casa”, disse, destacando que a casa recebe turistas do Brasil e exterior.

Fonte: site UFG

URL relacionada: https://goias.ufg.br/n/88112-ufg-e-parceira-na-modernizacao-do-museu-casa-de-cora-coralina